A otorrinolaringologia é a área de especialização da medicina dedicada à pesquisa, prevenção diagnóstico e tratamento das doenças que acometem a orelha, o nariz e a garganta. O profissional atuante em otorrinolaringologia é graduado em medicina e especializado nesta área de conhecimento e atuação, podendo desempenhar desde atendimentos clínicos, tratando patologias relacionadas às estruturas mencionadas, até cirurgias plásticas tais quais a rinoplastia (correção no nariz) e a otoplastia (correção nas orelhas).
Entre os sintomas que apontam para a necessidade de uma consulta avaliativa em otorrinolaringologia estão tonturas, dores de cabeça intensas, obstruções e sangramentos nasais, dores de garganta, dificuldades auditivas e até roncos crônicos.
Fique atento aos sinais da sua saúde e não deixe de entrar em contato conosco para a realização de uma avaliação clínica preventiva.
As disfonias, como são chamadas as alterações de voz, tendem a ser sintomas de lesões nas pregas vocais, inflamações na laringe ou outros fatores mais graves; por isso, é importante que, uma vez identificada mudança repentina, procure-se tratamento para evitar maiores complicações médicas.
Os distúrbios da audição estão geralmente relacionados à perda auditiva ou à dificuldade em processar as informações auditivas. Os distúrbios do equilíbrio são transtornos causados por patologias que afetam as vias vestibulares centrais e periféricas, cerebelo e as vias sensórias que fazem a manutenção da propriopercepção corporal.
É a área de atuação da otorrinolaringologia dedicada ao cuidado, prevenção, diagnóstico e tratamento de crianças e adolescentes.
A otologia é a área de especialização que trata condições que acometem o aparelho auditivo, tais quais as infeções como otites e perdas auditivas, entre outras diversas patologias.
O ronco ou apneia do sono é caracterizada por ruídos e interrupções na respiração que se repetem frequentemente durante o sono. Podem impactar a qualidade de vida dos pacientes que sofrem desta condição bem como a saúde do sono daqueles que o rodeiam, merecendo atenção e tratamento para que atenuem-se os sintomas.
A rinite alérgica é uma doença crônica que causa a obstrução nasal e a dificuldade de respiração. A associação da rinite alérgica com outras condições respiratórias possui potencial de risco ainda maior na qualidade de vida dos pacientes. São sintomas da rinite alérgica a obstrução nasal, espirros seguidos e sensação de sensibilidade insistente aos alérgenos como a poeira.
Oferecemos atendimento imediato em casos de traumas, presença de dores intensas, sangramentos, crises e outras necessidades que necessitem de atendimento otorrinolaringológico de urgência.
Copyright © 2021 Otovisão – todos direitos reservados – Desenvolvido por MCS | MED